Banda Sinfônica de Cubatão revisita grandes compositores

A Banda Sinfônica de Cubatão sobe ao palco do Bloco Cultural no próximo sábado (14), às 20h30, no Bloco Cultural (Pça. dos Emancipadores, s/nº). Com repertório que une grandes compositores mundiais, a apresentação foi intitulada de “Concerto da Proclamação da República”. A entrada é gratuita e o espetáculo contará com a regência do maestro-assistente, Leonardo Corassari.

Entre as obras estão “Tribute to Bach”, composição do maestro Roberto Farias, que é o coordenador geral dos Grupos Artísticos de Cubatão. Cheia de energia e movimento, a história da peça, segundo o maestro, é uma ficção como se noticiasse o desaparecimento do grande mestre do barroco Johann Sebastian Bach.

“Parte das quatro notas que representam na notação musical alfabética aparecem sobre o nome do compositor B-A-C-H, respectivamente, si bemol, lá, do e si natural. Sonoramente essas quatro notas nos dão a sensação de uma interrogação, que poderia ser traduzida na pergunta perene: onde está Bach?”, comentou o maestro.

Outra música apresentada pela Sinfônica nesta noite será “Orient Express” do genial Philip Sparke. Composta em 1986, ganhou um importante prêmio musical na época e descreve a viagem a bordo do luxuoso e famoso trem que vai de Londres a Veneza. O desenrolar da canção nos remete à locomotiva e seus barulhos no trilho, o vai e vem de vagões em uma criativa viagem musical.

Há, ainda, “Romanza para Corne-Inglês e Banda Sinfônica” de Peter Koval, radicado no Brasil. Esta apresentação contará com o solista Gilson Barbosa. “Orient et Occident”, de Camille Saint-Saens, é outra composição original para banda sinfônica em destaque no programa de sábado à noite. Criada em 1869, o compositor estava preocupado com a relação entre arte e indústria e de como isso poderia refletir em um futuro próximo. A música foi dedicada ao amigo de Camille, Theodore Biais. Quase 10 anos de depois, quando regia a própria composição, Saint-Saens recebeu o prêmio Wordl Fair, em Paris.

Frigyes Hidas é outro grande nome da música erudita mundial que será celebrado neste concerto com “Circus Suite”. A obra desse grande compositor cobriu quase todos os gêneros, incluindo óperas, balés, música de câmara e coral. Ele foi um dos principais nomes no mundo contemporâneo para as composições feitas especialmente para instrumentos de sopro.

“Temos certeza de que nosso público será brindado com um belo repertório, cheio de boa música, que celebram grandes compositores de nosso tempo”, afirmou o jovem maestro Corassari.

*Prefeitura de Cubatão

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s