Xande de Pilares se apresenta nesta quarta no Baccará em Santos

Por Baccará Bar e Grill e assessoria de Xande de Pilares

No dia 26 de outubro (quarta-feira), às 22 horas, o músico Xande de Pilares é o convidado do projeto Quarta do Samba com o Trio de Ferro, no Baccará Bar e Grill (Rua Oswaldo Cochrane, 64/Santos). Ingressos e valores na bilheteria local.

Ele leva Pilares no nome, mas foi no Morro da Chacrinha, no Rio, que a história musical de Xande começou. “Lá em casa tinha um quintal enorme. E todo mundo fazia festa. Um tio tocava violão, outro cavaquinho e bandolim. Meu avô, acordeão. Minha avó e minha mãe cantavam. Faziam grandes reuniões e eu, pequenininho, ficava quieto assistindo a tudo”.

Quando era criança, quase não saía de casa. Só restava ao pequeno Alexandre uma alternativa: o violão, que ficava no canto da sala. “Fui aprendendo a tocar com meu tio Mauro Roberto e também com aquelas revistinhas que mostravam a posição dos dedos.”

Durante os anos 80, levado pelo seu primo, começou a frequentar os pagodes que se espalhavam pelo subúrbio do Rio. O Cacique de Ramos foi o primeiro que conheceu. “Eu era só um menino em volta daquela mesa tentando chegar perto para poder ver! Ver a Beth Carvalho, o Zeca Pagodinho, o Arlindo Cruz e Camunguelo que, de repente, largava a flauta e mandava um verso”.

Aos 16 anos, começou também a tocar pelos pagodes. Em 92, o Grupo Revelação se formou com Xande na voz e no cavaquinho. Mas o grupo só lançou seu primeiro disco em 1999. Foram ao todo nove álbuns, quatro DVDs e mais de dois milhões de discos, sem contar as coletâneas e participações. Em 2014, ganhou seu primeiro samba-enredo no Salgueiro, sua escola de coração. Recentemente, ele lançou o CD “Perseverança”, seu primeiro álbum solo.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s