Com encontro de bandas e fanfarras, Cubatão é capital nacional da música

Por Lincoln Spada

O município de Cubatão se torna a Capital Nacional da Música neste fim de semana, ao reunir centenas de estudantes e profissionais do segmento no 11º Encontro Técnico para Maestros, Músicos e Coreógrafos de Bandas e Fanfarras. Realizado pela Associação de Fanfarras e Bandas da Baixada Santista (Afaban), o evento tem início nesta sexta-feira (dia 24), às 19 horas, no Bloco Cultural de Cubatão.

A solenidade terá a apresentação da Banda Marcial da UME Padre José de Anchieta e a entrega do Prêmio Amigo das Bandas para personalidades políticas que apoiam a música na formação e educação das novas gerações. Entre eles, o prefeito municipal de Cubatão, Ademário Oliveira, o vereador Wilson Pio Reis, além do prefeito de Bariri (SP), Francisco Leoni Neto, do vice-prefeito de Ipaussu (SP), Sebastião de Souza Alves, e do deputado estadual Luiz Carlos Gondim.

O prêmio também será concedido à Prefeitura Municipal de Itapemirim (ES), por realizar concurso nacional de bandas e fanfarras, à Obra Social Dom Bosco, à Associação Amigos da Fanfarra de Caieiras, à Usiminas, à Unipar Carbocloro e à Raízen de Ipaussu.

Também serão homenageados pelos 15 anos da Afaban, o secretário de Governo, César da Silva Nascimento, o secretário de Educação e de Cultura, Raul Christiano, o deputado estadual Helio Nishimoto, o vereador Aguinaldo Araújo, Clermont Castor, Pr. Carlos Roberto, Luiz Carlos Costa, Raimundo Valter Pinheiro, Arlindo Fagundes, Carlos de Freitas, entre outras personalidades.

Já no sábado e no domingo, haverá programação formativa para instrumentistas de sopro e percussão, que já se inscreveram para o 11º Encontro Técnico. Dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro, os participantes partilharão saberes em oficinas e mesa redonda na UME Padre José de Anchieta e na UME Estado de São Paulo.

O 11º Encontro Técnico para Maestros, Músicos e Coreógrafos de Bandas e Fanfarras é uma realização da Afaban com o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio da Usiminas via ProAC-ICMS e apoio cultural do Instituto Cultural Usiminas e Prefeitura Municipal de Cubatão através das secretarias de Educação e de Cultura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s