Projeto Com Com lança livro sobre os bairros Cota de Cubatão

Por Carlos Pimentel Mendes

Será neste dia 27, na capital paulista, o lançamento do livro “As cores da urbanidade”, da jornalista Lorette Coen, como parte do projeto Com Com de Comunicação Comunitária, que vem sendo desenvolvido nos chamados Bairros Cota da encosta da Serra do Mar. O evento será às 19 horas, no Museu da Casa Brasileira (Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano), com entrada gratuita.

Em português e inglês, a obra aborda a experiência do trabalho social naquala área de Cubatão, dentro do trabalho técnico social da Companhia Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) que acompanha a intervenção do governo estadual para a requalificação urbana e a recuperação ambiental da Serra do Mar.

Conforme o texto de divulgação da obra, “as inúmeras imagens que ilustram o livro foram registradas, ao longo desse processo, pelo Projeto Com Com de comunicação cumunitária. Nos bairros-cota, um pequeno laboratório urbanístico se instalou e as suas experiências são narradas e analisadas no livro. Uma metamorfose ocorre no local: no bairro Cota 200, moradores tornaram-se habitantes de uma vila colorida, decorada e equipada, provida de ruas e espaços públicos,onde antes eram vielas sem infraestrutura. Esses moradores são atores dessa mudança, visível em suas moradias, nas paredes pintadas e nos mosaicos, que espelham sua identidade”.

Ensaísta e curadora de exposições, Lorette Coen descreve no livro esse processo, as resistências, os obstáculos e as formas de ação, mostrando como um trabalho artístico alimentou e fortaleceu o projeto social, contribuindo para a construção da confiança entre a população e a equipe do projeto estadual.

Miriam Lerner, diretora geral do Museu da Casa Brasileira, considera que com este lançamento “o museu volta a centralizar o debate das questões ligadas à urbanização, ocupação do território e cidadania, consolidando sua vocação para os temas em questão”.

Entre os vários projetos de valorização social e cultural das Cotas, a Secretaria Municipal de Turismo vem apoiando as ações do projeto Turismo nas Cotas, que vem preparando a comunidade para recepcionar grupos de turistas interessados em conhecer as características do lugar, suas peculiaridades e suas diversas manifestações culturais. O turismo de base comunitária é um novo segmento que vem se destacando entre as atividades do setor.

 

Anúncios

Uma consideração sobre “Projeto Com Com lança livro sobre os bairros Cota de Cubatão”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s