Na Semana da Criança, Cubatão Sinfonia embala o Parque Anilinas

Por Morgana Monteiro

A Orquestra Cubatão Sinfonia, formada por jovens músicos da cidade, realiza uma série de apresentações em outubro, em comemoração ao Mês da Criança. São concertos didáticos em escolas públicas e particulares do município e um espetáculo especial no Parque Novo Anilinas, sempre levando um repertório recheado de Música Popular Brasileira e grandes sucessos do cinema.

Nesta sexta-feira (6), a Escola Fortec (Av. Nações Unidas, 956), recebe os jovens artistas em uma apresentação didática, criada pedagogicamente para ensinar crianças e adolescentes sobre a formação de uma orquestra, levando curiosidades sobre os instrumentos musicais utilizados até a meninada. Será às 15 horas, no pátio do colégio.

No domingo (8), a orquestra utilizará o Vão Cultural do Novo Anilinas (Av. Nove de Abril, s/nº) como palco para celebrar o Mês da Criança com muita música. A entrada é gratuita e está sendo preparado um repertório diferenciado, com Música Brasileira, Pop e temas do cinema que fazem sucesso entre a criançada. No dia 17, às 15h, a apresentação é na UME Ulysses Guimarães (Vila Natal). Entre uma canção e outra, a equipe vai falar um pouco sobre os diferentes instrumentos musicais da orquestra e o som que eles fazem.

Em todos esses concertos, a Orquestra estará sob a batuta do maestro André Farias. “É muito importante essa interação entre os jovens músicos e o público. Procuramos apresentar a música instrumental de maneira lúdica às crianças e adolescentes. Dessa forma, desmitificamos a música erudita e despertamos a curiosidade na platéia”, afirmou o maestro.

Cubatão Sinfonia

A Orquestra Cubatão Sinfonia surgiu dentro do Programa Cubatão Sinfonia e entra em seu segundo ano de atividades. Composta por 40 integrantes divididos em naipes de cordas, sopros (madeiras e metais) e percussão, tem como objetivo viabilizar e incentivar a continuidade do estudo da música instrumental. Participam moradores de Cubatão e de outras cidades da Região, especialmente aqueles inseridos em áreas de vulnerabilidade social.

Acontece por meio da Lei Estadual de Incentivo ProAC-ICMS e é realizada pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão. Desta vez, conta com patrocínio da Usiminas e Unipar-Carbocloro e tem, ainda, apoio institucional do Instituto Cultural Usiminas, da Prefeitura Municipal de Cubatão e do Governo do Estado de São Paulo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s