Praia Grande elabora Sistema Municipal de Cultura

Por Prefeitura de Praia Grande

Com o objetivo maior de criar formas de fomentar ainda mais a cultura no Município, a Prefeitura de Praia Grande elabora atualmente o Sistema Municipal de Cultura (SMC), através da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). Em fase de estudos, o sistema visa atender, de um modo geral, os anseios da população de modo sistêmico, integrado e sustentável. O SMC é um instrumento de gestão compartilhada entre sociedade civil e entes federados. Os municípios devem apresentar seus sistemas até janeiro de 2019. Porém Praia Grande está adiantada no processo, com previsão de término e entrega do mesmo até meados de 2018.

Designado pela Administração Municipal como responsável pela elaboração do sistema praia-grandense, Everton Santos Mendes enfatiza a importância do projeto. “É negável que se trata de um momento ímpar para a cultura de nossa Cidade. Fico feliz em fazer parte de uma Administração sólida que entenda as mudanças como um processo evolutivo. O Sistema Municipal de Cultura é a oportunidade de garantir o fazer cultural de forma efetiva e participativa. Muitas pessoas ao longo dos anos se esforçaram parta obter o cenário atual. Sendo assim, me sinto honrado em poder contribuir para a concretização e implantação do sistema”.

O SMC é composto obrigatoriamente de alguns elementos fundamentais: órgãos gestor da cultura na cidade (Secretaria de Cultura e Turismo), Conselho de Política Cultural (com papel decisivo na aprovação do plano), Sistema de Financiamento à Cultura e Conferência de Cultura. A elaboração do plano compreende diversas etapas. Inicialmente são realizados pesquisas e levantamentos de dados técnicos sobre a Cidade, com informações específicas para a definição de um diagnóstico cultural do Município.

Dessa forma, são estabelecidas estratégias e metas, além de prazos e recursos necessários para a implantação. Um dos pontos vitais de todo o processo são as consultas públicas (Conferências) com a participação de toda a sociedade civil. O formato dessas consultas está sendo definido para atender a população como um todo.

“Um SMC realizado de forma consistente e estratégica permite que a Cidade possa ter, no futuro, uma maior integração de ações público-privadas, com mais oferta de capacitação para gestores e produtores culturais”, afirma o Secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Esmeraldo Vicente dos Santos, o Dinho. De acordo com ele, a equipe que trabalha na elaboração do plano busca mais clareza do que a população quer para a cultura do Município. “Em um cenário pós-plano, teremos mais discernimento de nossa realidade cultural, transformando essas ações em um maior fomento e difusão. Com a participação da sociedade, teremos uma identidade cultural mais sólida em nossa Cidade”.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s