Porto Martí recebe ‘Navios Iluminados’ neste próximo sábado

Por Associação Cultural José Martí
.
Lançado em dezembro de 1937 pela prestigiosa editora José Olympio, o romance “Navios Iluminados”, do escritor e médico Ranulfo Prata, conta a história do migrante José Severino de Jesus em busca de ocupação como estivador no Porto de Santos.
.
Para comemorar os 80 anos dessa obra que deu início ao ciclo do romance portuário, a Associação Cultural José Martí promove o evento “Porto Martí recebe Navios Iluminados”, com uma conversa sobre a importância do livro na Literatura Brasileira e como a obra mostra a cidade de Santos e suas relações com o Porto, bem como a vida dos trabalhadores portuários entre os anos 20 e 30 no bairro portuário do Macuco.
.
O evento será neste sábado (2/dez), às 18 horas, na sede da associação (Rua Joaquim Távora, 217/Santos). A conversa será conduzida pelo jornalista e mestre em História Social Alessandro Atanes, autor da dissertação “História e Literatura no Porto de Santos: o romance de identidade portuária ‘Navios Iluminados’” (USP, 2008).
.
Com cinco edições lançadas, sendo a mais recente em 2015 pela Edusp, o livro foi traduzido para o espanhol e publicado em Buenos Aires em 1940. Participam do encontro o ator Luiz Peres, recitando trechos do romance, e o escritor Flávio Viegas Amoreira, além da apresentação “Pies para qué los tengo”, com a criadora em dança Jeanice Ferreira, acompanhada pelo próprio Atanes , também guitarrista.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s