Grupo Rinascita leva música antiga até a Biblioteca Central

Por Morgana Monteiro
.
O Grupo Rinascita, um dos Corpos Estáveis da Secretaria Municipal de Cultura de Cubatão, proporcionará uma viagem no tempo por meio da música na próxima quarta-feira (29), a partir das 10h. No repertório, canções compostas na Europa dos séculos XV e XVI, que é a chamada “Música Antiga”. Será na Biblioteca Central (Av. Nove de Abril, 1977).
.
Com direção artística de Fabrício Leite, a apresentação vai trazer um repertório recheado do charme de grandes castelos e tabernas européias. “Será um passeio musical por diferentes países, como Inglaterra, Itália, França e Espanha da época do Renascimento e Barroco”, afirmou Fabrício.
.
São canções como “Cantiga de Santa Maria”, de Alfonso El Sabia; “Ocolli, ocolli”, de Henri Schult; “What if I never speed”, do prolífico John Dowland; “Galliarde I”, de William Brade; “Je ne lose dire”, de Pierre Certon; “Cu-Cu” e “Hoy comamos y bebamos”, de Juan Del Encina; “”Lachrimae”, de Thomas Welkees e “Sentomi La fornicula”, de Felipe Azzaolo.
.
Destaque para “Estas noches a tan largas”, do livro Cancioneiro de Uppsala, do período do Renascimento. Este livro foi encontrado em 1907 pelo musicólogo e diplomata Rafael Mitjana, na Universidade de Uppsala, na Suécia. O livro contém 70 trabalhos de diversos compositores, a maioria anônima, retratando um período muito prolífico para a criação musical.
.
Tudo isso, interpretado pelos artistas do grupo Rinascita, munidos de réplicas de instrumentos musicais dos séculos XIV a XVII, feitos artesanalmente, como viola da gamba, guitarra barroca, alaúde, uma família de flautas doces e percussão renascentista. Com uma história de mais de 40 anos – o Rinascita foi criado em 1974 dentro do então Conservatório Musical de Cubatão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s