MASS recebe Auto de Natal e performance do grupo Rinascita

Por Secult Santos

O Museu de Arte Sacra de Santos (Mass) celebra no próximo dia 10, às 11h30, a Missa Dominical, que ocorre na Capela Nossa Senhora do Desterro e terá participação do Grupo Rinascita. Ao término do culto, crianças e adultos da comunidade apresentarão o ‘Auto de Natal’, que reúne crianças da catequese e do Projeto Som Bento (que oferece curso de iniciação musical em violão e teclado), assim como os jovens e adultos residentes do morro.

O Grupo Rinascita apresenta músicas sacras instrumentais. O repertório da apresentação reúne as obras ‘Tischgesange’, de Heinrich Schutz; ‘Pavan I’, composta por Thomas Weelkes; ‘Lacrimae and Three Pavans’, de Thomas Weelkes; ‘Ave Maria’, anônima; e ‘Je ne L’ose dire, Chanson’, de Pierre Certon.

Considerado o maior grupo do gênero na Baixada Santista, o Rinascita foi criado em 1974, pelo maestro Rodrigo Augusto Tavares, juntamente com os alunos do Conservatório Municipal de Cubatão. O objetivo era formar um conjunto que pudesse levar ao público as melodias medievais e renascentistas.

Os músicos utilizam réplicas de instrumentos dos séculos 14 a 17, confeccionados artesanalmente, como viola de gamba, guitarra barroca e flautas doces. Em 2010 o Rinascita foi tombado como Patrimônio Imaterial pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Cubatão.

O roteiro, figurino e coral do Auto de Natal foram dirigidos por Norma Lane, que atua como professora de teclado no Projeto Som Bento. É formada em Música pela Universidade Católica de Santos. O Mass fica na Rua Santa Joana D’Arc, 795, no Morro São Bento. Mais informações pelo telefone 3219-1111 ou no site http://www.mass.org.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s