Auto natalino é encenado nos ônibus santistas dias 23 e 24

Por TEP/Unisanta
.
Mais uma vez, depois de um pequeno hiato, o Teatro Experimental de Pesquisas, retomando uma tradição de 13 anos ininterruptos de suas celebrações natalinas em forma de teatro itinerante, traz novamente aos ônibus da cidade o aclamado “Projetos Limites – Dramaturgia para ônibus urbanos”, com o espetáculo ‘As Cirandas de Maria – Um Auto-Móvel de Natal’.
.
O espetáculo ‘As Cirandas de Maria’, criado pelo grupo especialmente para os festejos natalinos, narra de forma leve e festiva, através de rimas e cantorias, a busca de pastoras que, vindas do Egito, tentam encontrar o lugar onde acontecerá o nascimento do Deus menino. Pelos caminhos deparam-se com toda sorte de acontecimentos, sempre guiadas pela luz da estrela que aponta para os seus destinos.
.
A encenação deste auto de natal desenvolve-se a partir da apropriação de gêneros tradicionais da cultura brasileira que celebram tradicionalmente o ciclo natalino, como o Pastoril, Lapinhas e outras Cheganças, folguedos destinados a festejar e reverenciar o nascimento de Jesus Cristo, cujas bases originais estão fixadas em manifestações ibéricas datadas em registros que remontam ao século XII e que no Brasil foram introduzidos pelos jesuítas durante o período da nossa colonização.
.
O espetáculo será apresentado nos ônibus urbanos que trafegam pela orla da praia, e em algumas praças neste trajeto, nos dias 23 e 24 de dezembro, das 10 às 13 horas, devendo retomar este percurso nos dias 5, 6 e 7 de janeiro, neste mesmo horário. Nestes dias, o grupo sempre estará fazendo uma pausa para apresentações do espetáculo a partir das 11h30 na praça em frente ao Aquário municipal, de maneira a atender a convidados e a imprensa em geral.
.
Com texto e direção assinados por Gilson de Melo Barros, coordenador do projeto, conta em seu elenco com a participação de Bruna Telly, como Maria; Déia Oliveira, Estrela guia; Ernani Sequinel, Anjo Gabriel e Gaspar; Márcia Marques, Melquior; Tales Ordakji, Baltazar, Paula D’Albuquerque, Pastora, e Camila Baraldi como a Mestra das pastoras e Narradora das ações a acontecer. O trabalho conta ainda com figurinos de Lindalva Parolini e produção de Mauricio Garcia.
.
Para a realização desta temporada do ‘Cirandas de Maria’ o grupo foi contemplado com um edital para fomento de apoio à manifestações tradicionais de cultura lançado pelo governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura do Estado, contando ainda com os apoios da Universidade Santa Cecília, Secretaria Municipal de Cultura e Viação Piracicabana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s