Minimalismo e Santos se entrelaçam em nova mostra de Tom Leal

Por Maurício Businari

Tendo como pano de fundo a cidade de Santos, com suas belezas naturais e arquitetura diferenciada, será inaugurada no dia 23/jan, às 19h, na Cinza General Store (Praça Rotary, 16/Gonzaga), a exposição fotográfica ‘Santos, simples assim’. A mostra reúne 13 obras do fotógrafo santista Tom Leal, que revelam detalhes arquitetônicos, paisagens e ícones conhecidos da Cidade. A visitação gratuita segue de terça a domingo, das 18h à 1h, até 14/fev.

Minimalismo, grafismo e registro documental foram alguns dos estilos buscados por Tom Leal na produção das imagens. A captura foi realizada logo no retorno do fotógrafo ao município, em 2008, após 10 anos vivendo e trabalhando na capital. Como ferramentas, Tom Leal usou câmeras digitais DSLR, compactas e celulares. O resultado são imagens com grande diversidade cromática e de formas, mas que chamam a atenção por sua simplicidade.

“O sentido de que ‘menos é mais’ é um dos fundamentos da escola Bauhaus, movimento nascido na Alemanha e que ajudou a disseminar o conceito do minimalismo no mundo todo”, explica o fotógrafo. “Sou um grande fã dessa corrente, da mesma forma como me atraem as formas geométricas, o grafismo. As imagens selecionadas para a mostra trazem a soma dessas paixões ao amor que sinto por Santos, e que de uma certa maneira pude redescobrir ao voltar a morar aqui”.

Tom Leal é fotógrafo, formado pelo Senac (SP). Conquistou o seu primeiro prêmio de fotografia em 2002 e desde então obteve premiações e menções honrosas em diversos concursos. É um dos idealizadores da TUmobgrafia, movimento surgido em Santos, que incentiva o uso de dispositivos móveis na fotografia. Atualmente possui estúdio em Santos, na Vila Mathias, onde desenvolve trabalhos em diversos segmentos, além de trabalhar como docente no Senac Santos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s