Lanterna Mágica celebra 20 anos de cineclubismo com Escape Room especial

Por Eduardo Ricci

Duas décadas de muita resistência cultural a partir do cinema, com trocas imersivas além da tela, sobre a experiência de pensar, ver e fazer filmes. Ações que marcam a história do Cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta, que chega aos 20 anos de criação no próximo domingo (24/mar). Para celebrar e seguir na luta por uma expansão da consciência mais justa e humana, o Cineclube oferecerá uma programação saborosa e imersiva sobre as mais diversas formas de degustar a sétima arte.

As celebrações começam com a realização do Escape Room – Lanterna Mágica, que acontecerá na semana de aniversário do Cineclube, nos dias 27 e 28/mar, às 20h, na Sala Maurice Legeard de Cinema (bloco E, 5º andar, na Universidade Santa Cecília, Rua Cesário Mota, 8, Santos/SP). A entrada é gratuita, mas é necessário fazer reserva: cinelanternamagica@gmail.com e chegar 15 minutos antes para retirada do ingresso, sujeito a lotação. Serão duas noites de muitas surpresas e enigmas para decifrar o amor ao cinema, com participação especial da cantora Alice Mesquita, na primeira noite. Esta é uma produção do LabCine – Unisanta, em parceria com a produtora Ricci Filmes.

Para ir além da tela, desde 1999 o Cineclube realiza muito mais do que a simples exibição de filmes e debates sobre eles, fomenta a cultura do setor com atividades de pesquisas e práticas e com vivências e análises das narrativas imersivas no cinema expandido, na gamificação, em realidade virtual e aumentada, sempre envolvendo alunos, professores e a comunidade de interessados em cinema. O projeto mais recente é o Mapa Cine Afetivo de Santos, iniciativa do pesquisador, cineasta e fundador do Cineclube, Eduardo Ricci. O mapeamento tem o objetivo de dar visibilidade ao cinema e suas histórias vividas e criadas na cidade de Santos, lançamento previsto para setembro deste ano.

Durante o ano inteiro, acontecerão outras ações para celebrar as duas décadas de Lanterna Mágica. Começará em abril o Ciclo “Para Sempre Cinema”, a ser realizado em quintas intercaladas, às 19h, até novembro. O Ciclo abordará a forma e o conteúdo de filmes que têm o cinema como parte do tema central de suas narrativas, antes da sessão haverá degustação de alimentos que dialoguem com o filme exibido na noite. O espectador participará de uma sessão imersiva com gastronomia, filmes e com diálogos sobre a experiência vivenciada, logo após a exibição.

A lista dos filmes será divulgada no início de abril. Em maio, começará o curso livre “Cinema Imersivo com Projeção Mapeada”, uma iniciativa da produtora Ricci Filmes para criar conteúdos usando a cidade como tela e cenário em tempo real. Mais informações sobre o curso serão publicadas em breve na página da produtora, no Facebook. Já em julho, será a vez do 11°. Cineme-se – Festival da Experiência do Cinema que celebrará os 20 anos de criações do Cineclube, com uma programação especial sobre a mágica do movimento ilusório no cinema. O Festival acontecerá entre os dias 18 e 21 de julho, em Santos e São Paulo.

Um novo escape room vai encerrar o ano de celebrações, com um projeto baseado nas pesquisas e ações sobre a criação do Mapa Cine Afetivo de Santos. Haverá atividades em realidade virtual, performance com sistema de leitores de movimento, projeções mapeadas e gastronomia de boteco e molecular. Estas são ações integrantes das investigações do grupo de pesquisadores do LabCine – Unisanta. Toda a programação é gratuita, com exceção do curso livre de cinema imersivo. Mais informações: cinelanternamagica@gmail.com, (13) 98230-4599, site, Facebook e Instagram.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s