Eis um fraldário no banheiro masculino do Teatro Municipal Braz Cubas

O banheiro masculino do foyer do Teatro Municipal Braz Cubas, em Santos, tem um fraldário. A quietude do objeto instalado há uns cinco meses não rima com novidade. A possibilidade de pais serem responsáveis por trocar as fraldas dos filhos não devia soar como surpresa. Porém, o é.

O ineditismo quase semestral no Centro Cultural Braz Cubas coincide com a temporada lotada de espetáculos de dança de final de ano, típica agenda familiar. O produto que já era conhecido para as mulheres – o item se repete há muito mais tempo entre os sanitários femininos do mesmo teatro e outros espaços públicos.

Logo, um trocador no banheiro dos homens em pleno teatro antecipa o que ainda não é visto em todos os shoppings da Cidade, sequer nos demais espaços culturais públicos da Região. Ponto positivo à Secretaria de Cultura de Santos. Indica até uma visão turística, já que, serra acima, há uma lei que obriga os itens na ausência de fraldários específicos em shoppings e grandes estabelecimentos.

“Há muito tempo a função de trocar fraldas não pertence somente à mulher, mas também ao homem. Além disso, há inúmeras situações em que homens encontram-se sozinhos com crianças pequenas e ficam impossibilitados de trocar a fralda delas por falta de local apropriado”, destaca o vereador Toninho Vespoli (PSOL).

Com Eduardo Suplicy (PT) e Sâmia Bomfim (PSOL), o trio fez a autoria da legislação aplicada na capital. A tendência acompanha o exterior na agenda de igualdade de gênero e estímulo à paternidade. Mais recentemente, em Nova York, quaisquer banheiros masculinos públicos a serem construídos ou reformados, precisam constar com o item.

“A ideia é muito válida”, pondera a psicóloga mineira Cláudia Natividade ao jornal Hoje em Dia. “Aqui no Brasil ainda temos a divisão de gênero muito marcada, mas, em outros países, como a Dinamarca, até licença maternidade é conjunta com a paternidade. É uma questão cultural”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s