Em SV, contação de história incentiva aprendizado na Escola Saulo Tarso Marques

Por Prefeitura de São Vicente

A leitura tem o poder de transportar para um mundo diferente, sem que o leitor saia do lugar. É isso que acontece com a turminha do 1°C da EMEIEF Saulo Tarso Marques de Mello (Parque Continental). O projeto “A festa dos inesquecíveis 100 livros lidos”, da professora Angela Aparecida de Oliveira, em conjunto com a escola, tem o intuito de incentivar a leitura e a criatividade por meio da contação e deleite de histórias, com e sem legendas e o uso de fantoches, sombras e dramatizações.

As histórias despertam emoções, imaginação, interesse e expectativas. Ouvir ou contar uma trama ajuda a preservar culturas, valores e, claro, partilhar conhecimento. Essa forma de ensino, respeitando os eixos estabelecidos pela base curricular municipal, foi uma sugestão do Instituto Avisa Lá (Centro de treinamento em São Paulo), cuja coordenadora Cleide Ferreira foi uma das multiplicadoras.

Os encontros diários de Angela, que também é contadora, com a galerinha garantem um novo enredo todo dia. No fim de cada reunião, as crianças comentam sobre a obra lida e seus valores. Depois, um aluno é escolhido para atualizar o registro dos livros, trabalhando também o aprendizado dos números. A precursora da ação, que atua como professora desde 1996, está em sua segunda turma do projeto e ressalta a relevância da iniciativa.

No fim do ano, os meninos e as meninas terão tido acesso a 100 livros e poderão conferir a expressiva marca nas listas, que formarão um longo caminho de papel. O último encontro é sinônimo de festa. Os pequeninos podem ir caracterizados de personagens expostos durante os encontros. Além disso, “comes e bebes” são levados, e o 100º livro vira uma apresentação de teatro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s