Opinião: Tudo soa bem-vindo em ‘Benjamin, o Filho da Felicidade’

Por Lincoln Spada | Foto: Fausto Franco

Após 130 anos da estreia do primeiro grande palhaço negro brasileiro, ‘Benjamin – O Filho da Felicidade’ chegou aos palcos por artistas locais na Baixada Santista. Um teatro de bonecos em miniatura e tamanho real remetem às cenas do pai capataz e da mãe escrava: “O destino de negro era fugir”.

Tal máxima ganhar ares ciganos quando o protagonista vai ao Circo Spinelli, mas a peça tem como mote ‘fazer o palhaço’ ou ‘ser o palhaço’. Benjamin tomou batatas e tomates até rumar à segunda opção. Este clímax é em Santos, numa memória vexatória sobre a hostilidade da ilha diante de um negro no picadeiro – a questão racial segue a desafiar personagem e vida real. 

O clima perene de circo vem da vara cênica com bambolês bicolores evidenciando de cartolas a discos. O elenco em quarteto de um idoso que beira ao Benjamin (Hugo Henrique) acima de uma torre ornada de figurinos mambembes. Números de clown vão ao piso: o jovem Benjamin (Jair Moreira) tem suporte de duas mímicas (Emanuella Alves e Kevelin Santos).

Jair é um ótimo anfitrião e joga bem em cena com Emanuella. Além das esquetes de corre-corre ou com baldes, o riso alcança o ápice nas imitações do marechal Floriano e do crítico teatral. O teatro coincide com o ritmo da linguagem circense. Tem direito às ‘Lonas Azuis’, a tributos artísticos e ótima interação com o público.

Tudo soa bem-vindo, êxito da diretora Miriam Vieira. Entusiasmo maior é que ‘Benjamin’ surpreende por não remeter a nenhuma das peças recentes da diretora, do elenco ou do dramaturgo Ronaldo Fernandes. Tornam em memória viva a história do multifacetado ator, autor, compositor, cantor, figurinista, palhaço e produtor cultural do teatro circo brasileiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s