História nacional sob ótica feminina pautará encenação ‘Caminhos da Independência’

Por Lincoln Spada

Alcançando a sua 15ª edição anual, a encenação cubatense ‘Caminhos da Independência’ terá o protagonismo feminino como pauta narrativa de sua próxima montagem. Previsto para setembro, o espetáculo realizado pelo Teatro do Kaos terá como destaque a perspectiva da então imperatriz Maria Leopoldina sobre o ano de 1822.

“É importante essa releitura histórica, precisamos dar cada vez mais voz e espaço para as mulheres”, explica o idealizador do evento e diretor do Teatro do Kaos, Lourimar Vieira. “As principais funções para a concepção da obra serão assumidos por artistas mulheres, como também o destaque do novo elenco será a intérprete da imperatriz”.

Diretora teatral Miriam Vieira

Já estão confirmados os nomes de Miriam Vieira e Dione Carlos para a direção e a dramaturgia da futura edição. Nos palcos desde os 13 anos, Miriam já participou da produção de encenações, atuou e dirigiu inúmeras companhias cênicas da Baixada Santista, como Cia. Pernilongos insolentes pintam de humor a tragédia, Coletivo Sanatório Geral e a Cia. Cenicomania. Atualmente, dirige a peça em cartaz ‘Benjamin – o Filho da Felicidade’.

Por sua vez, a atriz carioca Dione é radicada em São Paulo há 21 anos, tornando-se uma das expoentes da dramaturgia teatral paulistana nesta década. Formada pela SP Escola de Teatro, tem seus textos encenados por variados coletivos, como Club Noir, Cia. do Mofo, Cia. Livre e Teatro Mínimo.

Dramaturga Dione Carlos

Prevista no calendário oficial da Cidade (Lei nº 2.848/03), a temporada do 15º ‘Caminhos da Independência’ será com quatro apresentações gratuitas na primeira semana de setembro, alcançando mais de 500 espectadores no Teatro do Kaos. Com acessibilidade para pessoas com deficiência, o teatro contará com sessão com áudio-descrição e intérprete de libras.

O projeto ‘Caminhos da Independência’ é uma iniciativa realizada pelo Teatro do Kaos com o Governo Federal via Ministério da Cidadania e Secretaria Especial da Cultura. O Grupo EcoRodovias através da Ecovias patrocina o evento por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A encenação também tem apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s