Por Márcio Barreto

O livro ‘O Galo Urbano’ será lançado neste sábado (15/jun), às 17h, na Estação da Cidadania (Av. Ana Costa, 340/Santos). A nova publicação editada pela Imaginário Coletivo foi escrita por Sergio Sérvulo Cunha, sob o pseudônimo do poeta Sergio Paolozzi. O livro retrata o cotidiano cercado por profundas reflexões sobre o humano.

Comentário do poeta e crítico literário, Hermes Benjamim:

Que perícia do poeta em sua coloquialidade carregada e infinitos significados desdobrados em outras muitos sentidos. O cotidiano encantado, nossos atavismos e telurismos, a tessitura de crônica, o empenho do conto rimado.

Que perícia de artesão na musicalidade cadenciada de cada estrofe que ecoa em outra estrofe tecendo preciosa imagética. A poeticidade que nunca descuida da indignação, da denúncia bem torneada, o dedo em riste sem nunca cair no panfletário.

O poeta revelando com mais ênfase a atemporalidade de nossa admiração pelo humanista, o filósofo, o guerreiro. Li atento, mas um destaco dessa seleta: “Tangência” verso que nasce antológico. Na disposição, na forma, na variedade de conteúdo um livro de maturação, daquilo que sempre ressalto a boa obra: literatura como “curtição da linguagem”.

A coletânea é desses esforços raros de alma que deliciosamente revelam ainda o leitor dos mestres aqui revividos: Bandeira, algum Drummond, certo Quintana. Nosso amigo Sérgio Paolozzi nos presenteia com reflexão poetizada, nosso mundo dissecado, a esperança ainda empunhada de lirismo eloquente.

Anúncios

Escrito por Lincaos

Jornalista, ator e cineasta, assessora festivais de manhã, escreve em jornais diários à tarde e aceita farras à noite.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s