Confira aqui a programação gratuita da 44ª Semana Afonso Schmidt

Informações da Prefeitura de Cubatão

Oficinas de arte, projeção de filmes e obras literárias marcam 44ª Semana Afonso Schmidt, que ocorre de 24 a 28/jun. Dentro da programação, estará aberta a Sala Afonso Schmidt, com objetos e fotos do poeta-escritor na Biblioteca Prof. João Rangel Simões (Av. Nove de Abril, 1977, Cubatão), local de toda a programação gratuita do evento.

A semana tem início dia 24/jun (segunda), com palestras do historiador Francisco Rodrigues Torres, às 10 e 15h, sobre “Afonso Schmidt – Cidadão do Mundo”. Já às 14h, na sala de pesquisa, tem a oficina de arte “Releituras: Poesias de Afonso Schmidt interpretadas por desenhos”, com a artista visual Dani da Guarda. Evento destinado a crianças de 7 a 12 anos.

Dia 25, às 9h, recital da Escola Técnica de Música e Dança “Ivanildo Rebouças da Silva”. E às 14h, a ilustradora Nice Lopes coordena a oficina de arte para crianças “Autorretratos com carimbos”. Dia 26, às 9h, manhã musical com a Associação Laranjeira, já às 14h, a contadora de histórias Nalva Leal realiza oficina de dobraduras. Às 15h, bate-papo literário com escritores cubatenses.

Dia 27, às 15h, sessão de curta-metragens e ‘teasers’ variados com o tema universo literário, sob a curadoria de Madeleine Alves. Já às 19h, os editores Valdir Alvarenga e Irene Estrela Bulhões lançam a edição nº 105 da Revista Mirante. Dia 28, das 8 às 12h, a calçada em frente à biblioteca ganhará uma banca para doação de livros, com o apoio da Editora Escala. No mesmo horário tem a exposição de textos de alunos da rede municipal de ensino elaborados com base nas obras de Afonso Schmidt.

A partir das 10h estão programadas atividades culturais incluindo a doação de livros e sarau literário na Praça Afonso Schmidt (próximo da Rodoviária), Vila Couto. Das 15 às 17h, o arquiteto Carlos Roque coordena um bate-papo sobre seus trabalhos com Urban Sketchers Santos e Rio de Janeiro, com exposição de desenhos. E das 19 às 22h, tem noite de autógrafos do escritor cubatense Natan Alencar. Ele lança o livro “Flores e Pedregulhos”.

Afonso Schmidt nasceu em Cubatão em 1890 e morreu em São Paulo em 1964. Foi jornalista, escritor, dramaturgo, e participou ativamente da política brasileira. De volta para São Paulo, trabalhou na Folha de S.Paulo e no Estado de S.Paulo. Ali publicou os romances ‘A Sombra de Julio Frank’, ‘Zanzalá’ e ‘A Marcha’. Foram mais de 40 livros publicados, dentre os quais, ‘O Menino Filipe’, ‘A Vida de Paulo Eiró’, ‘São Paulo de meus Amores’ e ‘A Primeira Viagem’.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s